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domingo, 12 de maio de 2013

DISCURSOS DEMAGÓGICOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL



Estou com um jornal panfletário na mão. Foi produzido para isso mesmo: panfletar, tentar sensibilizar a comunidade com relação à luta de uma classe profissional: os professores universitários (categoria da qual faço parte).
Um quadro na última página e grafado com letras gigantes chama a minha atenção. Leio: “Por uma educação pública de qualidade”.
Penso: pura demagogia. 
Em primeiro lugar é preciso observar que a frase é extremamente imprecisa, polissêmica. Se perguntarmos “o que é educação de qualidade” alguém sabe responder? Ela está relacionada com a participação da família na escola e o interesse do aluno? Está relacionada com a didática e postura profissional do professor? Tem relação com o baixo salário do professor ou com o aumento da drogadição e agressão dos alunos? É uma referência a uma escola bem cuidada ou a uma gestão comprometida com o pedagógico e os relacionamentos? Tem a ver com a segurança nas escolas ou com a ética profissional?
Se for tudo isso (e muito mais) será que se espera que todos os fatores sejam atacados de uma única vez ou há prioridades? Se há prioridade, essa é o salário do professor, a sua didática, o aprendizado científico do aluno ou a melhoria dos relacionamentos?
Haverá melhoria na educação pública com essa impunidade que reina no Brasil? Nesse caso, a punição dos “mensaleiros” seria um passo importante na melhoria da qualidade da educação? E a eleição de um governante truculento e de legisladores incompetentes ou sem precedentes recomendáveis teria alguma relação?
Para um sindicato que só “briga” por salários a frase tem um único significado. Deve ser por isso que a divulgam sem mais esclarecimentos.
Em segundo lugar é preciso lembrar o leitor que no Brasil o volume de alunos na Educação Básica é muitas vezes maior do que na Educação Superior. Portanto, uma campanha por “educação pública de qualidade” deveria ter como foco a Educação Básica. É aqui que está o segundo grande nó. A Universidade tem dado pouca atenção para a Educação Básica. Pouquíssimos professores de curso de licenciatura (os que deveriam lutar por uma “educação e qualidade”) estão interessados em preparar os seus acadêmicos para serem professores da Educação Básica. A ênfase deles é na pós-graduação, seduzir os acadêmicos para a “pós”.  Raros são os casos de professores que vão à “base” saber o que a escola necessita quais os problemas enfrentados, para discutir com os acadêmicos em sala de aula. Tem muitos que ainda não acordaram que o conhecimento científico é insuficiente para produzir um bom profissional (ele é um exemplo disso e não se dá conta). O conhecimento científico é insuficiente para produzir mudanças relacionais e éticas.
Alguém lembrou muito bem que o “holocausto” foi executado por pessoas com formação científica. Engenheiros projetaram as câmaras de gás, médicos aproveitaram para fazer experiências com pessoas, oficiais do Exército comandaram operações contra os que se opunham e oficiais da Polícia comandaram a execução das sentenças. A relação poderia continuar.
Só para lembrar: a explosão da usina nuclear de Chernobil foi provocada (segundo notas divulgadas) por dois engenheiros de alta competência técnica que resolveram experimentar qual a temperatura máxima suportada  por um reator.
Se o professor de licenciatura pouco está “ligando” para a melhoria da qualidade da educação pública por onde o sindicato da categoria deveria começar a sua campanha? Deveria se preocupar em sensibilizar a sociedade ou os professores? A mudança não deveria começar em casa?
Como nunca gostei de demagogia fico irritado com essa frase lançada ao ar para que cada um interprete como quiser. Por favor, sindicatos, definam o que é educação pública de qualidade para vocês.
Antonio Sales     profesales@hotmail.com
Nova Andradina, 12 de maio de 2013.

8 comentários:

  1. Nossa excelente reflexão professor Sales. Faço das suas as minhas palavras, principalmente em um momento em que reflito tanto aonde vai parar essa Educação de "Qualidade"....com tantos engessamentos por exemplo ou com tantos cabides de emprego e tantos e tantas outras coisas que não cabe aqui discutir mas sim, talvez em um próximo artigo também não é?

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  2. É verdade Eliza. Há tanta coisa que a frase "educação de qualidade" fica carente de sentido. Por onde começar?

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  3. Realmente Sales, você provoca uma reflexão sobre uma frase que virou um chavão e não paramos pra pensar. De forma simplista é colocada como bandeira dos que dizem lutar pela educação, mas não vemos uma postura proativa com objetivos definidos.

    Genival

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    1. Olá Genival. Somos assim. Falamos o que ouvimos sem pensar.

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    2. Sou professor da Educação Básica e fico indignado com o sindicato, não discutem a diminuição de alunos por sala de aula, a estrutura física da escola, a quantidade de xerox que é limitada, etc. O salário é sempre o foco, até mesmo pela grande maioria dos professores. Isso está nos deixando com uma escola que cresce muito em quantidade, mas que despenca no quesito qualidade. Lamentável e Revoltante.

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    3. Lamentável, mesmo Thiago. Embora o salário seja importante ela não deveria ser o único fator de luta. O problema ao que parece é ser ele a única coisa que já foi definida. Não se conseguiu ainda definir o que é qualidade na educação ou melhoria nas condições de trabalho. Parece que nem mesmo há um debate sobre esses temas tentando defini-los. Esquecemos que a saúde do trabalhador também passa por "qualidade na educação" e "condição de trabalho". O salário não supre isso.

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  4. Na minha humilde opinião, o problema da educação torna-se um ciclo vicioso, onde as melhorias só serão realizadas a partir do momento que houver uma mudança do pensamento coletivo sobre o que ocorre no cenário politico e pessoal... o único problema é que esta mudança só será real a partir do momento que tivermos uma sociedade realmente "Pensante e ativista", dado que isto só poderá ser adquirido educando-nos.

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  5. Um bom retrato da nossa situação, colega Neto

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