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domingo, 2 de junho de 2013

A IDENTIDADE EXPROPRIADA DO PROFESSOR



Juçara Dutra Vieira, professora da Rede Pública do Rio Grade do Sul  e militante sindical escreveu um livro sobre o “Retrato do Educador Brasileiro” tendo como título: “Identidade Expropriada”.
Nessa obra a autora se fundamenta em dados estatísticos e tece considerações que merecem ser levada em conta.
Ela enumera alguns fatores que identificam e que conduziram à expropriação (perda de posse) da identidade profissional do professor.
Um desses fatores é o baixo salário da categoria que atraiu para a mesma um elevado número de mulheres que fizeram da profissão apenas um complemento salarial. Essas mulheres, envolvidas  também com os afazeres domésticos, deixaram de lado a participação política não partidária, a participação nas atividades do sindicato, nos conselhos municipais etc. Esse absenteísmo tornou-se regra na categoria e até mesmo os poucos homens que exercem a profissão  (e não cuidam da casa) aderiram ao cômodo gesto de reclamar sem nada fazer além de cumprir o horário regular de aula. A identidade política do professor se perdeu. Ele não se compromete com a comunidade, não se envolve em projetos sociais e não discute possíveis soluções para os problemas educacionais que lhe dizem e respeito (como conduzir uma reunião de pais, como tratar a indisciplina e a agressividade dos alunos, o que deve contemplar o Projeto Político Pedagógico da escola, medidas socioeducativas etc.). Ele não tem identidade social.
A profissão entrou agora em um círculo vicioso: o professor não faz por que ganha pouco (o salário mal cobre as horas trabalhadas) e a sociedade não o defende porque ele não é visto além da sala de aula com suas aulas, muitas vezes, monótonas, repetitivas, incongruentes com os reclamos da atualidade. Os discursos em favor do professor são, normalmente, monofrásicos e sempre os mesmos repetidos historicamente. As mudanças sociais a partir da ação do professor são quase imperceptíveis porque reduzidas à sala de aula.
E o professor está consciente desse ciclo e preparado para o seu rompimento?
A pesquisa de Vieira (2004, p.39-41) indicou que 90% dos professores tinham habilitação e 27,6% já eram pós-graduados, mas a autora pergunta: a “formação ainda basta?”. Em seguida ela afirma que “a formação permanente impõe-se para um e outro” (os antigos e os recém-formados). A formação deve ser não somente contínua, mas também atualizada. A “atualização precisa ser teórica, metodológica e abranger a área específica de atuação do educador”.
Observe que a autora não fala em atuação do professor, mas em atuação do educador. Educador é alguém comprometido com as transformações sociais, vai além do quadro e do giz. A formação do educador, além de contemplar o domínio do conteúdo específico, deve incluir formação política, capacidade para analisar e discutir as condições sociais e fazer intervenção quando necessário.
No contexto atual pouca coisa funciona como antigamente e quase nada se parece com os modelos tradicionais ainda vigentes nos meios universitários. Hoje as crianças já não aprendem mais apenas copiando como antes, mas agindo e falando. A sociedade já não se contenta mais com uma ação pontual do profissional, com o produto de uma ação isolada que não a envolva no processo. Ela “reclama”, num clamor silencioso, porém, angustiante, por algo mais.
A identidade expropriada do professor o levou a uma ação rotineira, incapaz de agir preventivamente, não preparado para uma ação política que mobilize a sociedade.
A quem cabe iniciar o processo de rompimento desse círculo vicioso que descontenta a todos?
Descontente está o professor com a sua situação econômica e com o respaldo (ou não respaldo) que recebe da sociedade. Descontente está a sociedade com a apatia, a mesmice, e os frequentes reclamos sem proposições do professor.
Quem deve começar a mudança?
Antonio Sales     profesales@hotmail.com
Nova Andradina, 02 de junho de 2013.




Referência
VIEIRA, Juçara Dutra. Identidade Expropriada: retrato do educador brasileiro. 2.ed.Brasília, DF: CNTE, 2004.
 

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