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quarta-feira, 23 de maio de 2012

NASCER AOS 80 ANOS


A ciência médica tem feito considerável progresso no que diz respeito à reprodução humana assistida. Casais que não conseguiam ter filhos hoje conseguem tê-los. Ciência é para isso mesmo: nos proporcionar  qualidade de vida.
Hoje quero falar de uma outra reprodução assistida. Estou pensando na formação profissional. Penso que formar um profissional é uma reprodução assistida. Ele vai se constituindo enquanto aprende com os seus mestres. Mestres que se mantêm em processo de aprendizagem  formam profissionais com vocação para o aprendizado. Mestres obsoletos tendem a formar profissionais obsoletos. Mestres inovadores, ousados, autônomos contribuirão para formar profissionais inovadores,  ousados e autônomos. Uma questão de “genética” social, também denominada imitação.
A gestação de um profissional na área acadêmica é mais longa do que a gestação de uma criança e o útero é a universidade. A universidade precisa ser arejada com ideias inovadoras, precisa correr em suas “veias” sangue  constamente oxigenado pelas novas teorias. Precisa passar pela crítica do fazer pelo fazer. O professor universitário, especialmente o professor de licenciatura, não pode ser um “tijolo voador”.
Pensemos agora na gestação de um professor. Ele passa quatro anos sendo submetido a um regime escasso em oxigênio. Por que afirmo isso?
Tenho observado que na sala de aula repetem-se frequentemente aos seus ouvidos velhas concepções de escola e aluno, concepções já há muito superadas,  e crenças sobre o estudo que já não mais deveriam existir.
Ainda se acredita que se aprende resolvendo  muitos exercícios, apresentados apenas com o objetivo de “fixar” e não de compreender. Exercícios que exigem repetição e, quase  sempre, pouco estimulantes do raciocínio.
A concepção de que basta saber o conteúdo para ser  professor ainda está sendo defendida por muitos. A comunicação do professor com o quadro ainda está presente. Ainda se ensina partir de definições a priori.
Dessa forma, o acadêmico é exposto à metodologia da reptição, ao ato de memorizar e repetir na prova. Ainda está copiando do quadro quando já é possível não mais perder tempo com cópias. Ainda está seguindo modelos quando há muito se propõe que deve ser ensinado a pensar.
Enfim, o acadêmico de licencitura ainda é exposto a uma metodologia de oitenta anos atrás (ou mais). Quando ele se forma, quando nasce como profissional, com que idade ele nasce? Sua constituição profissional é de que época?
Nova Andradina, 23 de maio de 2012.
Antonio Sales  profesales@hotmail.com

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