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quinta-feira, 16 de junho de 2011

Que posição tomar?

Surge uma querela entre professor e aluno. A querela surgiu ou porque o aluno teve comportamento agressivo ou porque o professor teve uma postura (pessoal ou metodológica) supostamente inadequada. A parte ofendida procura o coordenador (diretor, gestor) para queixar-se. Que atitude que você espera do coordenador?
Se a parte ofendida for o aluno  e ele procurá-lo(a), qual deve ser a sua atitude como professor(a)?
Um professor pode denunciar um colega, ao coordenador, se ele julgar que esse colega tem uma postura (pessoal ou metodológica) não recomendada? Ocorrendo essa denúncia qual deve ser a postura desse coordenador?

5 comentários:

  1. Não é função do coordenador resolver este tipo de postura. Sugiro a criação de um conselho de ética.

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  2. Essa é a intenção desse blog. Discutir amplamente a questão para uma amadurecimento da classe visando a discussão, elaboração e implantação de um Código de Ética que possa dar usporte para a criacão e atuação desse conselho de que você fala.

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  3. Acredito em ética em qualquer relacionamento. Um conselho de ética realmente ajudaria muito, mas não resolveria todos os problemas. A solução para resolver os conflitos é sempre o bom senso. Se o aluno é o agressor, deve se desculpar e sofrer as penalidades cabíveis; se o agressor for o professor a atitude deve ser a mesma: desculpar-se e sofrer as penalidades. Mas não nos esqueçamos que o professor é um indivíduo numa sala lotada de adolescentes com as emoções à flor da pele e muitas vezes, sem o menor direcionamento dos pais.....

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  4. Um código de ética não situaria esse professor nos limites da sua intervenção? Por exemplo: um professor é obrigado a dar conta de educar (conter, promover, etc.) uma criança sem que os pais (ou responsáveis)participem do processo?
    No caso de agressão. E se um dois dois agiu imprudentemente porque vem sofrendo humilhação (ou pressão) por parte do outro terá ainda que pedir desculpas e ser punido?
    O bom senso é realmente uma boa saída, mas o bom senso de quem será levado em consideração:do aluno, do professor, de quem julga, dos pais do aluno, da equipe de gestão? E, se faltar o bom senso, nada se faz?

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  5. Toda essa problemática levantada se insere no seguinte contexto: os interesses do professor (que deveriam ser os da sociedade que o assalaria) não coincide com os interesses do aluno que nao que o que a sociedade espera dele, gerando um ambiente conflituoso.
    Os interesses do professor nem sempre coincide com os interesses do gestor, embora devesse existir uma grande área de intersecção entre eles (estou pensando na escola pública), gerando outra área de conflito.
    A pergunta é: a sociedade está sendo clara em sua proposta de trabalho para o professor e para o gestor? Esses profissionais sabem o que deles se espera e porque se espara isso deles?
    Se sabem, por que há conflito de interesses? Se não sabem, por que não sabem?
    A discussão em torno de um código de ética situa-se nesse contexto de esclarecer o que é esperado de cada um.
    Vocês que estão me acompanhando querem ajudar na elaboração de um instrumento para pesquisarmos sobreesse tema ?

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