Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Primeiras questões sobre ética profissional

O que seria incluído em um possível código de ética para a atividade docente?

8 comentários:

  1. O código de ética deveria partir da proposta de que o professor(a) é um ser público, logo sua fala e postura devem refletir uma posição ideológica. Qual a ideologia presente no discurso do professor? Até qual ponto a formação pessoal interfere na postura do professor? O professor não estaria muito solto para fazer o que quer em sala de aula?

    Eliane Giacon

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso, como normatizar a postura ou posição ideológica? O professor não sentir-se-ia cerceado em seu direito de ter uma posição ideológica própria? O código definiria o que pode ser tratado em sala de aula?
    Sales

    ResponderExcluir
  3. Muitas empresas particulares são regidos por um código de ética e este código prevê a criação de um conselho composto por pessoas de várias áreas que julgam e decidem casos que comprometem o bom funcionamento desta empresa (assédios, ataque à moral, discriminação entre outros). Penso que como seres humanos independente de ideologias particulares, deveria sim haver uma estrutura (tipo uma ouvidoria interna ou conselho de ética)que nos desse respaldo ou ao menos ouvidos quando houver necessidade.

    ResponderExcluir
  4. Esse conselho julgaria com base em que?

    ResponderExcluir
  5. O codigo de ética, penso que definiria todas as condutas do professor em sala de aula da forma como a Eliane argumentou. E também visaria barrar algumas atitudes errôneas do professor em relação a sua metodologia? O código tentará definir e ajustar as decisões tomadas pelo professor em relação ao processo ensino. O professor Sales questionou sobre normas em relação a conduta do professor somente na sala de aula? Ou normatizaria totalmente sua conduta enquanto educador na comunidade escolar?

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão Cristiano. Temos que ter uma visão mais abrangente. O código teria que normatizar a conduta enquanto educador.

    ResponderExcluir
  7. Com base em códigos de empresas privadas que observei, este (o que regeria o servidor/professor), também se limitaria às dependências de atuação deste profissional.

    ResponderExcluir
  8. Ele regularia o exercício da profissão.

    ResponderExcluir