Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

PRÊMIO ÀS AVESSAS



Durante muito tempo ouvi críticas a alguns professores ou gestores que resolviam premiar os alunos fortes em determinadas disciplinas. “Alunos fortes” ou “alunos fracos”, neste texto, são referências a alunos com notas altas ou notas baixas. As escolas na região onde moro classificam os alunos em fortes ou fracos pelas notas.
Essas críticas às eventuais premiações dos alunos fortes me deixavam confuso. As razões apresentadas ora pareciam fazer sentido e ora pareciam não fazer sentido.
Nunca me posicionei sobre isso exatamente por causa das minhas dúvidas. Passei muito tempo observando o que se passava nas escolas e comparando com os discursos favor contra ou a favor das premiações. Não foi uma observação sistemática, logo, não se trata de uma afirmação científica.
Em um ponto devo admitir que os críticos da premiação têm razão. Quando eles dizem que premiar os fortes não incentiva os fracos a estudar, parece ser verdade. Os alunos fracos normalmente devem a sua deficiência à falta de autodisciplina, a algum projeto pessoal que não se adequa ao projeto da escola ou a problemas (familiares, de saúde, emocionais, etc.) gerados fora da escola e sobre os quais a escola, fragilizada como está, tem pouco ou nenhum controle. Dessa forma, parece verdadeiro afirmar que premiar os fortes não estimula os fracos.
Apesar dessa constatação, empírica e não sistemática, atualmente sou favorável à premiação dos alunos fortes porque me parece que a falta de autodisciplina é mais contagiante do que a presença dela. Diante disso, considero importante estimular os que se esforçam, os que lutam e superam. Se esse gesto não estimula os outros também não lhes dá o direito de dizer que não vale a pena se esforçar. Se não cura os “doentes”, pelo menos, oferece resistência aos “sãos”.
A escola da região onde eu vivo não oferece estímulo ao aluno forte. O “prêmio” que lhe confere é o direito de ficar livre da escola mais cedo no final do ano. Um “prêmio às avessas”.  O aluno forte deveria ter um atendimento melhor, um estímulo para permanecer na escola. A escola deveria ter um programa de acompanhamento escolar para os fracos e um programa de aprofundamento escolar para os fortes, um programa que os estimulasse a ficar na escola mais tempo pesquisando e discutindo (ou praticando) ciência, política, filosofia,  artes, esportes, etc. No final do ano, enquanto os outros se preparam para os exames finais, eles deveriam ter visitas de estudo a shoppings, outras cidades, parques, universidades (onde os acadêmicos fortes seriam os guias turísticos), eventos, escolas (para conhecer e entrevistar outros alunos fortes) ou outros locais importantes da região.  Essas visitas gerariam relatórios para debates na escola e assuntos para conversas proveitosas nas redes sociais
Presenciei, na universidade onde trabalho, como a bolsa PIBID, que oferece oportunidade do aluno permanecer mais tempo no ambiente estudantil e ter contato com o campo de trabalho, produziu bem-estar em muitos estudantes, contribuiu para discutir questões profissionais e para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso bem amadurecidos.
Antonio Sales
Nova Andradina, MS, 02 de dezembro de 2012.

2 comentários:

  1. Concordo com as observações do ilustre professor. No entanto o problema que identifico é que uma porcentagem considerável dos alunos fortes, similarmente aos alunos fracos, tendem a ver o ambiente escolar como um lugar não tão prazeiroso quanto os passeios particulares e círculo de amigos que este possui. Uma possível solução, claro que sem fundamentação científica porém observatória, seria a transformação deste ambiente, o que traria benefícios como o mencionado na publicação, melhor aproveitamento letivo do aluno e principalmente, ânsia de frequentar um ambiente ao qual este se sinta estimulado a participar, independete de o fazer para assistir aulas ou mesmo para executar atividades N, mas isso me parece assunto para um próximo post.

    Mais uma vez parabéns por nos proporcionar uma ótima leitura para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão colega Neto. A escola está programada para dar atenção ao aluno fraco, talvez como uma forma de assumir a culpa por não ter feito o melhor.
    Nós professores não sabemos sair da rotina, não temos autonomia para pensar diferente e propor uma aula desafiadora para o aluno forte. Sabemos apenas repetir o que já foi feito. Isso não ajuda o aluno fraco quando vem para a aula de complementação ou reforço,ele "aprende" por repetição, e não atrai o aluno forte.
    Já tive algumas experiências de sucesso com alunos fortes.
    Obrigado pela participação

    ResponderExcluir