É possível identificar
muitos fatores que dificultam ao professor proceder uma mudança na sua prática
pedagógica. Alguns fatores são externos a ele e por isso mais difíceis de serem
controlados. Outros, no entanto, são internos
a ele e, supostamente, seriam mais fáceis de serem controlados .
O fator que consideramos
hoje é a alienação da ignorância. O termo é atribuído a Freire que afirma que
na concepção do professor o aluno nunca
sabe nada e ele, o professor, sabe tudo. Diz Freire que quando se atribui ao outro
a ignorância, quando ocorre a alienação da ignorância, não se encontra motivo
para melhorar.
Freire identifica nesse
ato uma demonstração de dominação, onde
o professor se coloca no meio do
problema como superior aos outros e não
tendo responsabilidade na sua solução.
Costuma não ser
produtivo centrar-se no problema como sendo parte dele, culpar-se por ele, mas
também não tem sido produtivo afastar-se
como não tendo parte na sua solução.
O professor precisa
sentir-se parte da solução do problema.
Nova Andradina, 15 de
junho de 2014
Antonio Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário